Capítulo onze: Quer fugir?
O que estou a pensar!
An Wen recuperou o juízo. Com as orelhas a arder, mudou imediatamente de assunto: "Vamos jantar juntos esta noite? Como forma de... agradecer pelo que aconteceu ontem."
Gu Zheng: "Lamento, mas tenho de regressar ao país esta noite."
"Ah?" An Wen sentiu um breve desapontamento, mas reagiu com naturalidade: "Está bem."
"Fica para a próxima", disse Gu Zheng. "Eu convido."
An Wen, sem rodeios, respondeu: "Combinado."
Conversaram mais um pouco, de forma dispersa, até que Gu Zheng recebeu uma chamada. Ao perceber o motivo, An Wen adiantou-se: "Se tens algo para tratar, podes ir. Eu fico aqui à espera do meu irmão."
"Está bem." Antes de partir, Gu Zheng pagou a conta e, ao guardar a carteira, disse: "Senhorita An, até à próxima."
An Wen achou o tratamento "Senhorita An" um tanto distante, por isso ergueu a cabeça e chamou: "Gu Zheng."
Gu Zheng olhou de relance.
A jovem estava sentada numa cadeira de madeira, com uma silhueta esguia. O seu casaco comprido de lã num tom rosa-pálido e um lenço de uma marca de luxo repousavam sobre o encosto da cadeira. Ela vestia um vestido de malha em tom de branco-creme, com delicados folhos de estilo francês nas mangas e na gola.
Foi a primeira vez que Gu Zheng ouviu o seu nome pronunciado por An Wen. A voz dela era como a brisa mais suave de Jiangnan, carregada de uma doçura límpida. Na verdade, ele raramente ouvia alguém dirigir-se a ele apenas pelo nome.
A jovem inclinou a cabeça, apoiando o queixo numa das mãos, e sorriu de forma vivaz e encantadora: "Para manter a cortesia, podes tratar-me apenas por An Wen."
Após meio segundo de hesitação, Gu Zheng respondeu: "Está bem. An Wen, até à próxima."
Após a partida de Gu Zheng, An Wen enviou uma mensagem a An Ji.
An Wen: [Já podes vir.]
Na verdade, An Wen sabia perfeitamente que An Ji tinha criado aquele espaço a sós de propósito.
Depois de enviar a mensagem, An Wen apoiou o queixo na palma da mão, tamborilando os dedos na bochecha, com o olhar perdido pelo café. Começou a avaliar Gu Zheng em pensamento.
Ele era, sem dúvida, um homem brilhante. Contudo, analisando os poucos encontros que tiveram... não sabia se era uma impressão sua, mas não sentia que Gu Zheng estivesse particularmente interessado nela. Não era uma questão de frieza ou falta de cortesia, mas sim a ausência daquele entusiasmo, impulso ou carinho típico de um homem apaixonado.
Será que era por ainda não se conhecerem bem o suficiente para ele se expor? Ou seria apenas a sua natureza? Se fosse esse o caso, namorar alguém com um temperamento daqueles seria um verdadeiro desafio.
No caminho, An Wen apercebeu-se de algo e, agarrando o braço de An Ji, agachou-se no chão: "Diz-me! Tu só vieste buscar-me porque o Gu Zheng ia para o Reino Unido, não foi? Eu bem dizia, porque é que te havias de dar ao trabalho de voar até aqui!"
An Ji tentou arrastá-la, mas, com as pessoas a passarem na rua e a olharem, a situação era embaraçosa. Além disso, estavam num país estrangeiro; era uma má imagem para os seus compatriotas.
An Ji agarrou nas calças e agachou-se: "Os pais apenas disseram para arranjar uma forma de vocês se encontrarem e conversarem. Eu apenas cumpri ordens."
An Wen pensou consigo mesma: "Os pais tiveram mesmo uma intenção louvável."
An Ji soltou a perna das calças das mãos de An Wen e acrescentou: "Além disso, eu não fiz nada. O equívoco de ontem foi obra tua!"
An Wen não teve como retorquir.
O tema mudou e An Ji levantou uma sobrancelha: "Doce, diz-me, tu gostas mesmo dele?"
Ainda era cedo para dizer.
An Wen levantou-se e continuou a caminhar, respondendo com um ar altivo: "Vou continuar a observar."
An Ji, com as mãos nos bolsos, acompanhou-a e mudou de assunto: "Aquela rapariga de hoje era tua colega?"
An Wen demorou alguns segundos a perceber que a "rapariga" a que An Ji se referia era He Weijia. Ela assentiu: "Sim."
An Ji: "E então? Ficaste triste com o que ela disse?"
An Wen fez uma careta e abanou a cabeça: "Não muito."
Fez uma pausa e, com a ponta dos dedos, prendeu atrás da orelha uma madeixa de cabelo que o vento desordenara: "Talvez a minha vida esteja apenas a exercer o seu direito de exclusão."
Passaram por uma pequena ponte de pedra. No canal, alguns barcos deslizavam lentamente, com as pessoas a bordo a rir alegremente. Havia ali uma paz inesperada.
An Wen parou e observou o barqueiro, sentindo uma certa nostalgia. Tinha passado um semestre inteiro sem andar de barco uma única vez.
An Wen sugeriu: "Amanhã voltamos para casa, porque não me acompanhas num passeio de barco?"
Dito isto, ergueu a cabeça e agitou o lenço: "Agitar as mangas, sem levar uma única nuvem."
"Deixa-te disso!" An Ji não estava interessado. "Tenho medo que me pontapeies para dentro do rio."
An Wen virou-se e deu um pontapé no ar, ameaçando: "Ainda te atiro ao rio agora mesmo!!!"
An Ji, que já esperava, afastou-se rapidamente.
No dia seguinte, An Wen recebeu um telefonema de An Ji a dizer que já estava a caminho para a levar ao aeroporto, quando ela ainda se estava a levantar.
Não tinha muito para arrumar, afinal, em meados de janeiro as aulas do semestre de inverno começariam e ela teria de regressar.
Quando An Ji chegou ao pé do prédio, telefonou a An Wen. Dois minutos depois, um vulto ágil saiu disparado do apartamento e saltou para o banco de trás do carro.
An Ji, apanhado de surpresa, apoiou-se na porta do carro e agarrou a mala do computador que ela atirou lá para dentro, com os cabelos em pé de susto. Quando olhou com atenção, percebeu que o vulto era An Wen.
Ela vestia um pijama de flanela com um urso de morango. Não, não era um pijama, era roupa de casa.
An Wen acomodou-se, afastou o cabelo desalinhado para trás das orelhas, soltou um suspiro e ordenou: "Vamos."
O carro arrancou.
An Ji olhou para ela de cima a baixo, e de baixo a cima, comentando com desprezo: "O que é que tu tens vestido?"
"Pijama", respondeu ela com total indiferença.
An Ji revirou os olhos; chamar-lhe roupa de casa já era um elogio.
Ele levou a mão à testa, exausto: "Olha para ti, que figura é essa?"
An Wen olhou-o de lado com um ar de quem sabe mais do que ele, e rebateu: "Liberdade de vestir."
An Ji pousou a mala do computador: "És mesmo livre, sim senhor."
An Wen não foi modesta: "Pois sou."
An Ji soltou uma risada sarcástica: "Então porque é que vieste a correr? Devias ter vindo devagar, para mostrar a todos a tua liberdade."
An Wen ficou sem resposta.
An Ji insistiu num tom severo: "Depois trocas de roupa. Se tu não tens vergonha, eu tenho."
An Wen respondeu calmamente: "Então vamos cortar relações."
"Tu..." An Ji respirou fundo e ordenou, num tom baixo: "Tens de trocar."
An Wen abriu os braços: "Não trouxe mais roupa."
Quase como se dissesse: "E o que vais fazer quanto a isso?".
Ao ver a cara fechada de An Ji, An Wen fez um biquinho: "São mais de dez horas de voo, só queria estar confortável."
Ao ver que ele continuava amuado, An Wen sentou-se de lado, cruzou os braços e olhou pela janela: "Não te preocupes, vou fingir que não nos conhecemos."
Ao chegarem ao aeroporto, An Ji atirou a mala do computador para o colo de An Wen e seguiu à frente. An Wen seguiu-o, revirando os olhos até ao céu.
Ia mesmo fingir que não se conheciam.
Na verdade, usaram o canal VIP, e naquele voo, além de An Ji e An Wen, não havia mais ninguém.
Ao embarcar, a hospedeira sorriu educadamente e indicou os lugares.
Depois de se sentar, An Wen olhou para o lado.
An Ji estava sentado do outro lado do corredor, impecavelmente vestido de fato, com as pernas cruzadas, a ler uma revista de economia, decidido a levar a farsa do "não nos conhecemos" até ao fim.
An Wen soltou uma risada silenciosa. "Que tipo de fachada é essa à minha frente!"
Ela também não se conteve: tirou os sapatos, deitou-se, ajustou o assento para uma posição confortável, tirou um relógio mecânico do bolso do pijama de urso e colocou-o ao lado, retirando depois uma máscara de dormir para a colocar.
Ao fim de mais de dez horas de voo, An Wen espreguiçou-se, pronta para desembarcar. Durante toda a viagem, sentiu-se muito confortável. Confirmou, mais uma vez, que a sua escolha de usar pijama tinha sido acertada.
Xangai era uma metrópole internacional, uma das cidades com a economia mais desenvolvida do país. Eram pouco mais das onze da manhã.
Depois de saírem do avião, An Wen e An Ji continuaram a usar o canal VIP. Diferente do aeroporto no Reino Unido, desta vez o canal não estava vazio.
An Wen apressou o passo atrás de An Ji.
An Ji lançou um olhar de relance ao "urso de morango" ao seu lado e, impiedosamente, colocou os óculos escuros.
An Wen revirou os olhos, aborrecida. Foi nesse momento que viu duas pessoas paradas no final do corredor.
Um homem e uma mulher.
O homem estava de lado, com o telemóvel encostado ao ouvido enquanto falava, e a outra mão segurava uma caneta, assinando uns documentos abertos.
Assim que o homem terminou de assinar os papéis com uma assinatura elegante, a rapariga recolheu a pasta e aguardou, respeitosamente, ao lado dele.
Bastou um olhar para An Wen reconhecer aquele homem, com a sua postura ereta como um pinheiro e o seu porte refinado como o bambu: era Gu Zheng.
A sua reação instintiva foi dar meia-volta.
De repente, sentiu um aperto no pescoço.
An Ji puxava o colarinho do pijama de An Wen: "Onde vais? Queres fugir?"