Capítulo Sete: Comportamento Desordeiro
Dizer em voz alta o que sentia era embaraçoso até para An Wen. Mas naquele momento, ela achava urgente explicar seu comportamento abrupto. Com voz fraca, disse: "Foi por causa do remédio que eu... eu tive esse tipo de pensamento por você. Espero que entenda e não se aproxime de mim, senão eu... eu..."
— "Pare o carro na beira da estrada!" — uma voz feminina abrupta interrompeu a fala de An Wen.
Por um momento, An Wen ficou atordoada, como alguém poderia estar ali? Ela apertou o colarinho do paletó, revelando seus olhos amendoados. Na frente, podia ver o perfil delicado de uma mulher.
A mulher falou novamente: "Senhor Gu, eu vou sentar atrás para cuidar da senhorita An."
— "Não precisa." Gu Zheng recusou, olhando para An Wen.
Ela piscou as pálpebras discretamente e encolheu-se dentro do paletó. Agora, apenas suas pernas, envoltas em meias pretas, permaneciam visíveis.
Liang Cao desviou o olhar e se sentou ereta. Aquela ordem de "parar o carro" foi a primeira que ela deu sozinha, desde que era assistente de Gu Zheng por sete anos.
Mas não adiantou... Nem era preciso pensar muito: antes mesmo de Gu Zheng dizer "não precisa", o carro não demonstrou a menor intenção de reduzir a velocidade.
Sua ordem só valia se viesse dele. Era um abismo insuperável entre as identidades e posições.
Ela achava que estava um pouco ridícula naquela noite. Não só Liang Cao, mas também An Wen.
Quando An Wen percebeu que havia outra pessoa no carro, a vergonha a consumiu, e sua inquietação desapareceu.
Especialmente pelas duas desculpas que deu: "Eu quase não aguentei" e "Eu não consegui me controlar".
O que ela guardava, o que não conseguiu segurar, o que não conseguiu controlar, tudo isso era evidente.
Felizmente, foi por causa daquele remédio duvidoso, algo fora do seu controle.
An Wen se encolheu nas sombras, fingindo estar morta, até silenciosamente recitou alguns versos budistas que aprendera com a avó na infância.
A anciã dizia que recitar sutras acalmava o coração.
Mas ela estava tão calma que acabou adormecendo, ou talvez desmaiando de novo.
No meio da confusão, muitos ruídos, e quando An Wen finalmente acordou, estava no hospital.
Sentiu uma leve dor na mão, abriu os olhos e levou alguns segundos para se acostumar à luz forte.
Olhou ao redor, estava em um quarto individual.
Ela estava deitada na cama, e aquele homem, parecido com um deus, estava no pé da cama.
Ele era alto, mais alto até que o médico britânico mais velho ao lado. Os dois conversavam.
A atenção de An Wen estava toda nele.
O quarto branco puro, o homem vestia uma blusa preta de tricô e calça social escura de corte tradicional. Um traje simples, sem detalhes, que realçava seus ombros largos, cintura fina e pernas longas.
Era como se sua beleza fosse natural, sem precisar de adornos.
De repente, a enfermeira falou: "Senhorita An, você acordou."
An Wen virou a cabeça e viu a enfermeira agachada ao seu lado, enquanto uma agulha estava em sua mão, administrando soro.
Ela sentiu um breve desmaio.
Tinha medo de agulhas.
Rapidamente desviou o olhar, e lembrou-se da provocação que An Ji fizera dias atrás: "Quem faz xixi nas calças só de ver uma agulha..."
Ficou aliviada por não estar consciente quando foi perfurada.
Logo o médico e o homem chegaram à beira da cama.
O médico fez duas perguntas simples, e An Wen balançou a cabeça em negação. Então o médico saiu com a enfermeira.
No silêncio do quarto, An Wen podia ouvir sua própria respiração irregular.
Ela nem ousava olhar diretamente para o homem ao lado, piscava os olhos, desviando o olhar para o teto.
O homem sentou-se na cadeira de metal ao lado da cama e perguntou: "Está melhor?"
An Wen respondeu seco: "Est... estou."
Ele disse: "Você não pode molhar a ferida agora."
— "Ah." Ela desconfiava que ele tinha algum tipo de leitura mental, pois desviou o olhar rapidamente para o rosto dele e depois para o teto, perguntando: "E meu irmão, onde está?"
— "Está chegando, não se preocupe." Ele a tranquilizou.
An Wen nem estava ansiosa; até achava melhor que An Ji demorasse um pouco, pois ainda tinha muitas curiosidades sobre ele.
Piscou os olhos e puxou o cobertor com uma mão só, o que não era muito fácil.
O homem se aproximou, ajudou-a a puxar o cobertor, ajeitou-se na cadeira e ajustou os óculos com naturalidade.
Quando ele se inclinou para ajudá-la, An Wen fixou o olhar em seu rosto e não desviou mesmo depois que ele voltou a sentar.
Ela agradeceu: "Obrigada."
Ele respondeu: "De nada."
A postura dele era elegante, com as pernas abertas na largura do quadril, costas retas, ombros largos, e as mãos repousando levemente uma sobre a outra na frente do abdômen.
Só de estar ali sentado, era como uma porcelana fina, delicada e imaculada.
Naquele momento, An Wen notou as marcas desordenadas na perna do homem e lembrou-se das pontapés que dera no carro.
Não se lembrava da força exata, mas, com tanto medo, certamente não foram leves.
Ela puxou o cobertor para cobrir a boca e disse abafado: "Desculpe ter causado problemas hoje."
— "Não precisa se desculpar, senhorita An." Ele respondeu.
Senhorita An?
An Wen lembrou que no carro ele a chamara pelo nome, An Wen. Por que agora parecia tão distante?
Ela relembrou fragmentos do que acontecera no carro.
Fez uma careta compreensiva — tudo fazia sentido, seu jeito de tentar afastá-lo.
Ela olhou para ele e perguntou espontaneamente: "Você é amigo do meu irmão?"
Ele a encarou com um olhar enigmático, sem dizer nada.
An Wen não sabia o que ele pensava, mas, já que era amigo do irmão, chamou-o baixinho de "irmão" e sussurrou: "Irmão, qual é o seu nome?"
Ao ouvir isso, Gu Zheng baixou levemente a cabeça.
Na luz forte, as lentes dos óculos refletiram um brilho que impediu An Wen de ver sua expressão.
Depois de um instante, ele levantou o olhar, o brilho desapareceu, revelando olhos úmidos e claros.
Ele sorriu de leve e disse: "Esqueci de me apresentar."
Ao mesmo tempo que acenava com a cabeça, desviou o olhar por um momento, depois ergueu novamente os olhos, com postura educada e cortês: "Senhorita An, prazer em conhecê-la. Eu sou Gu Zheng."
Gu...
O quê?!
O que ele disse?!
Gu Zheng!!!
Os pensamentos de An Wen pararam abruptamente, como se um curto-circuito estalasse em sua mente.
Talvez sua expressão estivesse um pouco cômica, porque Gu Zheng riu: "Achei que pelo menos você já tivesse visto uma foto minha e soubesse como eu sou."
An Wen ainda estava confusa, sem dizer nada.
Gu Zheng acrescentou: "No carro, também pensei que você estivesse confusa e por isso não me reconheceu."
Silêncio.
Demorou um bom tempo até que An Wen conseguisse recompor seus pensamentos.
Ela olhou para Gu Zheng, mas ainda resistia internamente.
Como ele poderia ser Gu Zheng?
Ele nem parecia velho.
Será que se cuidava muito bem?
Ela finalmente forçou um sorriso constrangido, talvez nada natural: "Eu... eu... eu..."
Tentou falar, mas não conseguiu formar uma frase completa.
Gu Zheng, preocupado, perguntou: "Está sentindo algum desconforto?"
An Wen estava só constrangida, e o choque das informações a deixou sem assunto para aliviar o clima, mas o cuidado dele lhe deu forças para devolver a pergunta: "Estou bem? O médico descobriu se alguém me deu algum remédio?"
Ela fingiu preocupação.
Gu Zheng hesitou por um instante, olhando seu rosto preocupado, lambendo os lábios, disse: "Não se preocupe, você só teve uma leve reação alérgica. Você é alérgica a nozes, mas ingeriu pouca quantidade. Depois do soro, vai ficar tudo bem."
Só uma alergia.
An Wen assentiu aliviada.
No segundo seguinte, ela se encolheu como um pintinho que teve o pescoço segurado, depois enfiou a cabeça no cobertor como uma avestruz.
Gu Zheng, vendo que ela ainda estava recebendo soro e com medo de que mexesse na agulha, levantou-se: "O que houve?"
— Nada demais, só vontade de morrer. Era o que An Wen não disse.
Mas ela realmente queria morrer.
Porque, se não tivesse tomado aquele remédio duvidoso, aquelas palavras e atitudes no carro não seriam apenas um ato seu de descontrole?