Capítulo 196: A camponesa coadjuvante não será carne de canhão 021
Sheng Fei voltou para casa com duas faisões de montanha nas mãos e, bem vaidoso, começou a exibir a façanha para Sheng Nuan.
A armadilha dele já estava armada há uma semana; ia todo dia conferir, e enfim acabou caçando duas. Sheng Nuan nem teve coragem de desfazer a história.
À noite, enquanto o frango cozinhava, Sheng Nuan contou aos três em casa a questão da tianmá.
Ao ouvir que seria um cultivo artificial, o casal de Sheng Qingyang ficou desconfiado e nervoso, enquanto Sheng Fei, com os olhos brilhando, escutava sério.
Quando Sheng Nuan terminou, Sheng Fei foi o primeiro a concordar: “Pode tentar, não custa nada, né? A taxa do arrendamento não é cara; no primeiro ano vamos considerar como teste. Eu acho que o que a irmã falou faz sentido… Se der certo, a gente enriquece.”
Depois das insistências dos dois irmãos, o casal de Sheng Qingyang acabou aceitando experimentar, e Sheng Nuan deu um suspiro de alívio.
Sheng Fei, encostado num canto, comentou: “Se ninguém quiser tentar, de onde vem a oportunidade? Quem vive só remexendo a terra até a barriga encher não vive de verdade...”
A mão de Xue Suwan se esticou e puxou a orelha de Sheng Fei:
“Tu, com um traço nem sequer pintado direito no teu destino, já vai menosprezando os camponeses? Era melhor te arrastarem para a rua e te ensinarem.”
Sheng Fei pediu perdão logo em seguida:
“Não menosprezei ninguém! Eu sou camponês, como vou desprezar? Só comentei, entendeu? Não entendeu… ah, ah, ah, vai arrancar minha orelha?”
Sheng Nuan assistia ao lado, feliz pela trapalhada alheia.
Quando o caldo de frango ficou pronto, Xue Suwan mandou Sheng Fei e Sheng Nuan levarem para os soldados do pátio. Eles perceberam que, para carne de galinha, esses soldados não queriam nada, mas para caldo eles aceitavam, ainda meio ingênuos.
Parecia que não pretendiam tirar vantagem dos moradores, nem mesmo quando os moradores ofereciam de boa vontade.
Sheng Nuan levou uma tigela de sopa até a porta de Pei Shuo, pensando que, já que ele logo iria se mudar, uma gentileza era gentileza.
A voz de Pei Shuo soou, grave:
“Entra.”
Sheng Nuan entrou e imediatamente estremeceu.
Pei Shuo estava sentado à mesa, enfaixando a ferida do braço com uma mão só. O jeito mostrava que sabia o que fazia, mas uma só mão nunca é prática para esse serviço.
Sheng Nuan pôs a tigela:
“Deixa eu fazer.”
Pei Shuo parou um pouco.
Ela sorriu e continuou:
“Fica tranquilo, é só uma ajudinha, e eu não vou te cobrar favor depois.”
Pei Shuo não respondeu; Sheng Nuan puxou o bancozinho e sentou ao lado, começando a reparar com cuidado.
Ao ver a ferida, estacou um segundo: era um ferimento de tiro.
Parecia ter sido só um arranhão da bala; era profundo, mas felizmente não tinha entrado.
O curativo não estava bem posto. Ela pegou o frasco de remédio ao lado, leu a orientação, despejou a poção em pó, cobriu com gaze e começou a enfaixar de novo, firme e ágil.
Com a cabeça baixa, ela curava com atenção. Pei Shuo, imóvel, fitava-a em silêncio, olhos fundos com uma chama escura querendo romper.
Quando terminou, Sheng Nuan apontou para a tigela:
“Bebe, isso ajuda a cicatrizar.”
Ela se virou para sair; mal deu o primeiro passo quando sentiu o braço preso de súbito.
Ela franziu o rosto:
“O que foi?”
Pei Shuo a observou em silêncio e disse, baixo:
“Vou me mudar... não porque você me esteja atrapalhando.”
“Hã?” Sheng Nuan ficou confusa.
Por que de repente isso?
No segundo seguinte, antes que ela entendesse, ele a segurou de súbito e a colocou sobre a mesa. Antes que reagisse, a figura alta e ereta de Pei Shuo a envolveu inteira.
Nos olhos dele havia uma fúria quase selvagem; ele segurou o queixo dela e a beijou de uma vez.
Sheng Nuan ficou atordoada.
Sentiu-se como presa de uma fera, tomada por um hálito de hormônios feroz e dominante.
Recuperou o juízo e, apesar da pouca força, empurrou-o de vez em quando fácil demais para o que tinha — quase sem esforço, mas suficiente para afastá-lo.
Pei Shuo recuou, respirando de modo desordenado.
Sheng Nuan o observou, ainda sem reação, e então ouviu a voz grave de Pei Shuo:
“Agora entendeu?”
“É o que acontece quando eu não vou embora...”
Ele a encarou:
“Você não vai me dar um tapa?”
Sheng Nuan piscou:
“Estou meio zonza.”
Pei Shuo apertou os lábios, fez uma pausa e falou baixo:
“Na verdade, eu também.”
Depois de alguns segundos de silêncio, ele acrescentou:
“Quando eu ia para missão, nunca tive medo de morrer. Mas dessa vez, tive medo.”
“Tive medo de não te ver mais. Ainda não tinha te beijado. Sempre me pareceu que ficaria alguma falta nesta vida...
Agora não fica mais.”
Sheng Nuan apenas piscou, sem saber bem o que dizer.
Pei Shuo perguntou:
“Você não vai chamar ninguém?”
Ela o questionou:
“Chamar quem?”
“Chama gritando: ‘Peguem o malandro!’”
Pausa.
Sheng Nuan, meio curiosa:
“E se eu chamar?”
Pei Shuo respondeu:
“Eu assumo. É a verdade.”
Houve um silêncio curto. Em seguida, Sheng Nuan empurrou-o de leve com a mão:
“A gaze está encharcando... dessa vez se enrola sozinho.”
A porta se fechou de novo.
No quarto, Pei Shuo foi voltando aos sentidos com uma expressão de rara estupefação.
Estava preparado para ser chamado de bandido, levar um tapa e pagar o preço. Porém ela... não disse nada.
Então, o que ela queria dizer com isso?
Pei Shuo abriu o isqueiro com um estalo, acendeu um cigarro, lançou um olhar discreto à gaze do braço, que já soltava sangue, e deu uma tragada funda. Sentindo a fúria bagunçada que lhe subia no peito, deu uma risadinha curta.
Viveu vinte e seis anos em plena devassidão; ainda assim, um garoto acabou ficando parado na palma da mão de uma menina.
Como um prisioneiro humilde esperando o veredito.
Nessa noite, já perto de meia-noite, o atendimento avisou Sheng Nuan que Sheng Qian tinha sido buscada e trazida para casa.
Sheng Qian tinha pegado emprestada a bicicleta de um morador; naquela época, bicicleta era coisa grande, e, como não devolveu à tarde, a pessoa já tinha ido à porta da casa.
Ma Fang, mãe de Sheng Qian, saiu irritada para a casa dos pais atrás da filha, e só então descobriu que o mundo tinha virado.
Zhou Fang tinha tomado o remédio que Malai Bei lhe deu e não tinha noção da dose. Sheng Qian já não conseguia andar. Ao encontrar a mãe, chorou de um jeito de rasgar o peito, com os olhos inchados.
Ma Fang também estava descontrolada, mas segurou-se como pôde. Só de madrugada, quando tudo ficou em silêncio, ela conseguiu, com ajuda do irmão e da cunhada da casa dos pais, chamar uma carroça de mão e trazer a filha de volta.
Quando foi devolver a bicicleta, ela contou que Sheng Qian tinha se acidentado de bicicleta e logo voltou correndo.
O atendimento ainda perguntou se Sheng Nuan queria ver ao vivo o estado da casa de Sheng Qian; ela recusou.
Sheng Qian, para ela, merecia receber o que recebeu, resposta pela resposta — e isso também servia como vingança pela antiga dona.
Quanto ao jeito como Sheng Qian chorava, gritava e amaldiçoava em casa, ela não tinha interesse em assistir.
Que a família dela decidisse como resolver. Se fosse preciso, ela também não hesitaria em jogar mais lenha na fogueira.
Afinal, Zhou Fang ainda estava ali, ainda se movia.
Daqueles dois, um não podia faltar.
Na cama, Sheng Nuan não conseguia dormir direito; a face de Pei Shuo, tão carregada de agressividade, surgia sem parar diante dela.
Ela sempre tivera inclinação por um tipo mais delicado, de “garoto de aparência jovem”, mas, ao lembrar Pei Shuo falando para ela, devagar, firme, palavra por palavra, sentiu uma estranha atração...
Sheng Nuan falou com o atendimento:
“E você, o que acha do Pei Shuo?”
No instante seguinte, o atendimento respondeu:
“Pei Shuo. Masculino, 26 anos, 1,88 m, 78 kg, tipo sanguíneo O, abdômen de oito gomos, medidas...”
Sheng Nuan quase engasgou:
“Para, para, para...”
Atendimento: ( ̄▽ ̄)~*