Capítulo 21 Alguns Canalhas
Após retornar à sua residência, o magistrado do condado pensou em tirar um cochilo. No entanto, embora estivesse sonolento enquanto estava na carruagem, sentiu-se subitamente desperto ao entrar em casa. Decidiu, por fim, passar algum tempo no pátio da sua concubina, saindo de lá satisfeito.
Assim que apareceu, Wang Hu, o chefe dos oficiais de justiça, veio ao seu encontro.
— Senhor, as ordens que o senhor deu anteriormente foram cumpridas. O dinheiro e os remédios já foram entregues — informou Wang Hu.
— Muito bem. Já que essa pessoa conhece o Doutor Divino Fang, vale a pena cultivar essa amizade — assentiu o magistrado.
— Senhor, se quer a minha opinião, esse Doutor Divino é um tanto afetado. Nós o servimos daqui para lá, mas parece que ele valoriza mais o pão que alguém lhe comprou do que a nossa dedicação. Não é apenas um pão? Se ele quer comer pães, nós podemos fornecer-lhe quantos ele quiser todos os dias. Além disso, ele disse agora há pouco que devemos escoltá-lo para fora do condado amanhã de manhã cedo. Teremos que levantar cedo de novo — reclamou Wang Hu, visivelmente insatisfeito. Ele esperava que o caso dos bandidos errantes fosse resolvido, mas acabou sendo uma decepção.
— O que você sabe? O Doutor Divino Fang não pode sofrer nenhum contratempo. Não se deixe enganar pelo seu cargo modesto; ele tem acesso frequente ao Imperador e aos ministros da corte, e dizem até que é professor do Príncipe Herdeiro. Pense nas consequências se o ofendermos — disse o magistrado, gesticulando, supondo que Wang Hu estivesse apenas preocupado com o dinheiro. — Além disso, ele faz jus ao título de Doutor Divino. Com apenas algumas agulhas, ele curou minhas doenças ocultas instantaneamente e me deixou cheio de energia. Uma figura tão extraordinária deve ser bem servida. Aquele pobre letrado não é importante; cinquenta taéis de prata bastam para despachá-lo. O essencial é que, com isso, o Doutor Divino me fique a dever um favor; isso é o mais valioso. Dê as ordens: amanhã cedo, reúna mais homens e certifique-se de escoltar o Doutor Divino em segurança de volta à sede da prefeitura.
— Sim! — respondeu Wang Hu.
— Aliás, os bandidos ainda não foram capturados? O que vocês têm feito o dia todo? — questionou o magistrado, lançando um olhar de desaprovação a Wang Hu.
— Senhor, esse grupo de bandidos aparece e desaparece como fantasmas; é impossível saber onde estão. Estamos nos esforçando ao máximo para capturá-los, mas o problema é...
— Pai? Onde você está? Faz uma manhã inteira que estou procurando por você.
Antes que Wang Hu pudesse se explicar, ouviu-se uma voz que se aproximava. O magistrado, irritado, fez um gesto para Wang Hu sair. — Chega, chega. Resolvam esse assunto com urgência. Saia agora.
Assim que Wang Hu saiu, um jovem de aparência desleixada entrou. Era Liu Ming, o filho do magistrado.
— Ah, pai, onde você se meteu esta manhã? Foi difícil te encontrar. Estou morrendo de sede! — Liu Ming pegou a xícara de chá do pai e bebeu tudo de uma vez.
Ao olhar para o filho, que tinha o mesmo comportamento que ele próprio na juventude, o magistrado sentiu uma raiva profunda. Era estranho: apesar de sua idade avançada e de ter muitas concubinas, Liu Ming era seu único filho, e por isso era excessivamente mimado.
— O que você quer? Que tipo de encrenca arranjou desta vez? — perguntou o magistrado, sem paciência.
— Me dê algum dinheiro. Quero abrir um restaurante. Não precisa ser muito, cinco mil taéis bastam. Quando eu lucrar, eu devolvo — disse Liu Ming, sentando-se com as pernas cruzadas.
Desde que Liu Ming desafiara Gao Sheng, ele tinha de olho em um restaurante bem localizado na cidade. O dono do local, um homem astuto, percebendo a atitude arrogante e esbanjadora do jovem, convenceu-o de que o estabelecimento, que na verdade estava à beira da falência, rendia uma fortuna diariamente. Pediu cinco mil taéis por tudo: escritura, imóvel e funcionários. E lá estava o filho do magistrado, pedindo dinheiro ao pai.
Ao ouvir o pedido, o magistrado ficou furioso. — Cinco mil taéis? Você acha que eu sou um banco? Você, abrir um restaurante? Por favor, tenha piedade de mim, não invente mais nada.
— Por que você diz isso? Você sempre disse que eu não tinha ambição. Não estou tentando trazer honra para a família Liu? — retrucou Liu Ming, revirando os olhos.
— Honra? Quando contratei um tutor para você estudar, você o espancou. Quando contratei um mestre de artes marciais, você o levava para bordéis todos os dias. Já aceitei que você não serve nem para as letras nem para as armas; se ficasse em casa, ao menos não morreria de fome. Agora quer abrir um restaurante? Vá se olhar no espelho e veja se você tem talento para negócios! — esbravejou o magistrado.
— Eu também tenho sonhos, sabia... — disse Liu Ming, limpando o rosto.
— Sonho de uma figa! Eu não te conheço? Escute bem: a partir de hoje, você vai ficar trancado nesta residência. Se ousar sair, eu quebro as suas pernas! E mais: não terá mais um tostão. Você tem ideia de como é difícil para o seu pai conseguir dinheiro? Você está acabando com a família.
— O quê? Eu estou acabando com a família? Você tem coragem de dizer isso? Se não fosse por aquela história, não teríamos vindo parar neste lugar pobre! — Liu Ming, ao ouvir que seria confinado e teria o dinheiro cortado, enfureceu-se.
— Você... você... filho ingrato! Sem lei nem ordem! — O magistrado levantou-se, furioso. Vendo que a situação piorava, Liu Ming fugiu apressado.
— Senhor, alguém da família Huang veio visitá-lo — disse o administrador da residência, interrompendo o magistrado que já empunhava um espanador de penas para perseguir o filho.
— Que família Huang? Não me importa quem seja, mande-os embora! Eu não vou receber ninguém! — rugiu o magistrado, ainda tomado pela ira.
— Senhor, ouvi dizer que este senhor Huang tem grande influência. Seria melhor recebê-lo — sugeriu o administrador com cautela.
— Grande influência? O que quer dizer com isso? — O magistrado, rangendo os dentes, quebrou o espanador em dois pedaços.
— Dizem que é um alto funcionário que retornou à sua terra natal e que possui conexões com o Governador da Província. Ouvi isso dos guardas — explicou o administrador.
— Conexões com o Governador? Como eu nunca ouvi falar de tal pessoa? O que eles querem? — perguntou o magistrado, desconfiado.
— O administrador da residência Huang veio trazer alguns presentes; parece ser uma visita de cortesia.
— Enviar apenas um administrador? Que atrevimento. Deixe-o entrar, quero vê-lo — disse o magistrado, seguindo o administrador.
***
Enquanto isso, em um restaurante da cidade, Sun San bebia com seus companheiros.
— Ora, irmão San, o que aconteceu com sua cabeça? É raro você pagar uma rodada; quem ousou mexer com você? — perguntou um dos vadios.
— Ah, nem me fale. Aquele canalha do Gao Sheng me bateu — resmungou Sun San, virando um copo de vinho.
— Aquele pobre letrado sabe bater? Isso é novidade! — O grupo começou a rir.
— Vocês não entendem nada! — Sun San, irritado, contou o que havia acontecido.
— Ora, quem diria que o pobre Gao Sheng seria tão corajoso? Não parecia. Talvez ele tenha visto que a esposa dele cresceu e ficou bonita, e agora quer guardá-la só para si, e você atrapalhou os planos dele. Por falar nela, aquela mulher é realmente formosa, muito mais bonita que as cortesãs dos bordéis. Estávamos até esperando uma chance para "cuidar" dela — riram os vadios de forma obscena.
— Atrapalhei nada! Tive azar, isso sim — disse Sun San, descontente.
— Irmão San, não podemos deixar isso barato. Um forasteiro nos humilhou; não podemos aceitar! — disse um dos vadios, passando o braço pelo pescoço de Sun San.
— Besteira! O senhor Huang só me deu três dias. Se eu não levar aquela garota, estou acabado. Quem diria que Gao Sheng conhece o filho do magistrado? Isso está me matando de preocupação — lamentou Sun San.
— Irmão San, uma ninharia dessas vai nos deter? Tenho uma ideia — disse um vadio com o rosto marcado por cicatrizes, levantando seu copo para Sun San.