Capítulo 16 — Sem deixar sequer uma nuvem para trás

Depois de ser expulsa da mansão, ela voltou com o filho e impressionou toda a capital Han Gu 2586 palavras 2026-07-29 08:29:47

Página (1/3)

— Moça Jiang, não se apresse em recusar. O senhor Guo disse que não se importa por você trazer consigo um filho de outro casamento. A senhora Guo é uma mulher bondosa e generosa; não precisa se preocupar.

— A família do senhor Guo é rica e poderosa. Ao entrar para a casa dele, a moça usará ouro e prata e desfrutará de glória e riquezas sem fim. Pense com carinho na proposta.

Depois de falar, a casamenteira Wang ficou observando Jiang Shuyue sem piscar, atenta à sua expressão.

A casamenteira Wang vivia havia muitos anos de arranjar casamentos. Com sua língua afiada, já havia unido muitos pares destinados ao infortúnio.

Jiang Shuyue não queria trazer problemas à família Su e conteve à força a raiva que sentia.

Com serenidade, respondeu:

— Agradeço a boa intenção da senhora Wang. A família de meu falecido marido é uma linhagem de generais. Meu cunhado também conquistou a estima do imperador e foi nomeado subcomandante. Quando minha sogra soube que dei à luz um menino ao filho que morreu no campo de batalha, decidiu mandar me buscar na capital dentro de poucos dias.

Ao ouvir aquilo, o rosto da casamenteira Wang mudou de cor.

Só depois de um longo momento ela conseguiu reagir e gaguejou:

— I... isso é uma excelente notícia. Meus parabéns, minha jovem.

Havia tantas famílias nobres na capital que um simples homem rico de uma pequena cidade jamais ousaria forçar o casamento com a cunhada de um subcomandante. Naquele dia, ele realmente havia escolhido a pessoa errada para provocar.

A casamenteira Wang soltou duas risadas sem graça e se despediu.

— Ai!

Assim que se virou, quase caiu de cara no chão.

— Senhora Wang, vá devagar.

Ao ver a casamenteira partir toda desajeitada, Su Nan curvou-se de tanto rir, apertando a barriga.

Enquanto a casamenteira conversava com Jiang Shuyue, Su Nan havia empurrado o banco para trás com o pé.

Ele tinha certeza de que ela bateria nele ao se virar.

Depois de acompanhar a casamenteira Wang até a saída, tia Su acariciou o peito, ainda tomada pelo medo.

— Minha filha, você não sabe como é desprezível aquele senhor Guo da cidade. Amparado pelas poucas moedas que tem, ele oprime homens, toma mulheres e pratica toda espécie de maldade. Sempre que se interessa por uma moça, dá um jeito de levá-la para casa.

— Tia, não se preocupe. Homens como ele só maltratam os fracos e temem os fortes. Eu disse aquilo de propósito, apenas para assustá-lo.

— Mana, daqui em diante não vá mais à cidade para fazer compras.

Jiang Shuyue afagou a cabeça de Su Nan.

— Está bem, vou escutar você. A partir de hoje, sua mana não sairá mais de casa.

Quando Jiang Shuyue voltou para a velha residência, Crisântemo e Su Hui correram para recebê-la.

— Mana.

— Senhorita.

— Não aconteceu nada. A casamenteira Wang veio propor um casamento repugnante, mas eu recusei.

Jiang Shuyue falou com despreocupação, embora seu coração estivesse longe de estar tranquilo.

Amparado por algumas moedas fétidas, o senhor Guo era conhecido em toda a região por sua arrogância e sua luxúria desenfreada.

Se o problema era o excesso de dinheiro, então ela faria aquele homem ficar completamente pobre.

À noite, a luz prateada da lua atravessava a treliça da janela e espalhava-se pelo quarto, como se uma camada de gaze branca estivesse pendurada diante dela.

Página (1/3)

Página (2/3)

Jiang Shuyue abriu os olhos lentamente. Crisântemo, no quarto ao lado, já havia mergulhado no sono.

Suisui agarrava a roupa íntima da mãe com a mãozinha, respirando de maneira regular. Dormindo profundamente, parecia temer que sua mãe o abandonasse.

Com um simples pensamento, Jiang Shuyue e o filho desapareceram do lugar e entraram no espaço.

Depois de acomodar Suisui, Jiang Shuyue abriu o armário de roupas. Como não havia nenhuma roupa preta para uma incursão noturna, escolheu uma vestimenta branca.

Prendeu delicadamente os cabelos escuros atrás da cabeça com uma fita e, ao sair do espaço, abriu a porta do quarto na ponta dos pés. Em seguida, foi até o galpão de lenha e, com um gesto da mão, guardou no espaço a longa escada de bambu.

Saiu do pátio e entrou no bambuzal. Sob o brilho da lua, as sombras dos bambus ondulavam; no mato à beira do caminho, o cricrilar dos grilos surgia em ondas sucessivas.

Seguiu pela estreita passagem entre os campos nos arredores da aldeia. Uma brisa noturna soprou, trazendo um frescor que expulsou o calor acumulado durante o dia.

De vez em quando, o coaxar das rãs ecoava pelos arrozais.

Jiang Shuyue respirou profundamente.

O ar era fresco e perfumado, embriagando os sentidos.

Ao deixar a aldeia e alcançar a estrada principal, Jiang Shuyue teve um pensamento, e um cavalo surgiu no caminho.

— Cavalinho, seja bonzinho. Dizem que alguém cria soldados por mil dias para usá-los por um só. Você comeu e bebeu à vontade no meu espaço durante quase dois anos; agora não me derrube, está bem?

Jiang Shuyue acariciou suavemente a cabeça do animal, como se negociasse com ele em voz baixa.

Como se tivesse entendido, o cavalo dobrou ligeiramente as pernas.

Jiang Shuyue segurou a sela e subiu em seu dorso. Apertando as rédeas, disse:

— Ande devagar, para que eu possa me acostumar.

O cavalo soltou um sonoro sopro pelas narinas e começou a avançar sem pressa.

Era a primeira vez que Jiang Shuyue montava a cavalo, por isso não ousava descuidar-se. Com uma mão segurava as rédeas e, com a outra, agarrava a sela.

Depois de percorrer cerca de um quilômetro, começou aos poucos a encontrar o ritmo da cavalgada.

O cavalo era mais veloz que uma carroça puxada por mula e, em pouco mais de quinze minutos, Jiang Shuyue chegou à cidade.

A residência do senhor Guo ficava não muito distante do arco de pedra na entrada da cidade.

Entre todas as famílias abastadas do lugar, a casa dos Guo era a maior e mais luxuosa.

Jiang Shuyue desmontou e massageou as nádegas, doloridas por causa do balanço.

Com um pensamento, fez o cavalo desaparecer.

No chão, sua silhueta delicada alongava-se sob a luz fria da lua. Ao longe, ouviam-se alguns latidos.

Jiang Shuyue fitou a placa diante do alto portão. As duas palavras douradas que diziam Mansão Guo brilhavam ao luar.

Permaneceu imóvel diante do portão por um momento e então se dirigiu rapidamente para os fundos do muro.

Ao chegar atrás dele, teve um pensamento, e a escada de bambu surgiu diante de si.

Depois de apoiá-la, Jiang Shuyue ergueu a saia e começou a subir. Seus movimentos não eram particularmente ágeis, mas tampouco demonstravam inexperiência.

Ela costumava subir a montanha dos fundos com Su Nan e Su Jin para colher ervas medicinais e cogumelos, por isso sua resistência física estava muito melhor do que antes.

Página (2/3)

Página (3/3)

Ao alcançar o topo do muro, Jiang Shuyue olhou ao redor. Abaixo estava o jardim dos fundos da Mansão Guo, e o vento noturno trazia consigo o intenso perfume das flores.

As sombras indistintas das árvores balançavam rigidamente ao sabor da brisa, como aparições fantasmagóricas.

Sob a luz da lua, pavilhões, terraços e edifícios espalhavam-se claramente diante de seus olhos.

Depois de certificar-se de que não havia ninguém por perto, ela permaneceu sobre o muro e ergueu a escada de bambu, colocando-a do lado de dentro.

Assim que entrou na Mansão Guo, Jiang Shuyue teve outro pensamento e recolheu a escada para o espaço.

Sob o rochedo ornamental, a água corria murmurante.

Sob os beirais, algumas lanternas octogonais balançavam ao vento noturno, alternando entre a luz e a escuridão. As sombras no chão também se moviam com elas.

Jiang Shuyue avançou como se estivesse entrando em uma terra desabitada, caminhando a passos largos em direção à residência principal do lado leste.

Ao entrar no pátio oriental, abrandou o passo. Ao lado da casa principal, viu um quarto que ainda tinha uma lamparina acesa.

Aproximou-se em silêncio e encontrou uma criada encarregada da vigília dormindo com a cabeça apoiada sobre a mesa.

Jiang Shuyue examinou os arredores. Do outro lado da casa principal, havia uma porta com um grande cadeado de cobre.

Ela se aproximou e, com um pensamento, fez surgir na palma da mão um grampo de cabelo.

Manipulou o mecanismo da fechadura e, instantes depois, o grande cadeado se abriu com um estalido.

— Quem está aí?

Jiang Shuyue entrou rapidamente no espaço.

A criada de vigia, ao ouvir o ruído, saiu do quarto.

Esfregou os olhos e olhou para o pátio. Ao ver que não havia ninguém, bocejou, voltou para dentro e continuou dormindo.

Pouco depois, a silhueta de Jiang Shuyue reapareceu junto à porta.

Ela retirou o cadeado com cuidado, pendurou-o novamente na porta e entrou no aposento.

A madeira rangeu baixinho. Jiang Shuyue fechou a porta outra vez.

Tirou do espaço uma pederneira, soprou a chama até avivá-la e acendeu a vela.

Tudo dentro do quarto ficou visível.

Havia objetos e utensílios espalhados por toda parte. No chão, encontrava-se um baú de madeira marrom, também trancado.

Jiang Shuyue usou o grampo para abrir a fechadura. Dentro do baú havia aproximadamente mil taéis de prata.

Ela esboçou um sorriso sarcástico.

“Que mesquinhez... e ainda assim ele se atreve a ser tão arrogante.”

Com um gesto da mão, Jiang Shuyue fez tudo desaparecer sem deixar o menor vestígio.

Quando estava prestes a sair, ouviu do lado de fora o som da porta sendo trancada.

Página (3/3)