Capítulo 154: Rio de Sangue
A donzela divina olhou para mim com fraqueza e, no instante em que notou o meu colar, seus olhos brilharam com intensidade, para logo em seguida desaparecerem do meu campo de visão. No mesmo instante, senti que havia mais uma pessoa alojada junto ao colar em meu pescoço.
— Há a pérola daquela divindade em teu corpo; não consigo permanecer aqui por muito tempo ou serei devorada — disse a donzela divina com voz débil.
— Ora, vejo que você também a teme — pensei, sentindo um misto de pequena satisfação e o pesar de me faltar delicadeza. Se soubesse, teria simplesmente recuado a minha força durante o nosso confronto direto, deixando que a pérola da divindade se encarregasse dela.
Isso teria nos poupado de toda essa confusão.
Contudo, como já havíamos chegado a um acordo e eu não sou homem de quebrar promessas, tive de me conformar e permitir que a donzela divina habitasse temporariamente no colar.
Se um espírito já ocupava o espaço, dois ocupariam da mesma forma; desde que não começassem a brigar, por mim estava tudo bem.
Fui discutir a questão da Lótus de Neve Celestial com o Grande Ancião, pensando que a união faz a força, mas acabei sendo rejeitado sem piedade. O Grande Ancião exibia uma expressão de quem não queria se envolver em problemas, a ponto de fazer-me sentir como se pedir a sua ajuda fosse um pecado capital.
— Nós mesmos iremos — disse Xiao Cheng, cuja índole irascível e pavio curto não toleravam a falta de lealdade alheia nem caras feias.
— Eu concordo — declarou A Cha com franqueza.
Fiquei no meio dos dois, apoiando meus braços nos ombros de ambos, tomado por uma sensação gratificante de estar cercado por bons aliados:
— Pelo visto, os irmãos são mesmo os mais confiáveis.
Sem alternativa, tive de seguir viagem sozinho na companhia de Xiao Cheng e A Cha.
— Chegamos mesmo — comentei, olhando para a frente, a cerca de cem metros de distância, onde serpenteava um rio sinuoso. De longe, já era possível avistar uma coloração semelhante à de uma fita vermelha.
O tempo estava agradável, com o céu límpido e o ar fresco do outono. Guiados pelas indicações da donzela divina, havíamos alcançado o Rio de Sangue.
O Rio de Sangue fazia jus ao nome: em sua superfície, um líquido vermelho e amarelado como sangue, ora profundo, ora raso, borbulhava incessantemente, fazendo lembrar o rio Wangchuan às portas do inferno.
Um odor nauseabundo pairava no ar. Camadas densas de nuvens negras cobriam os céus acima do rio, embora, para além delas, o firmamento estivesse limpo e azulado.
Diante daquela visão aterrorizante do rio, senti um frio na espinha e cada pelo do meu corpo se eriçou, enquanto meus zumbidos ecoavam nos ouvidos.
— Por que este lugar nos causa uma sensação tão desagradável? — perguntou A Cha.
Ele, que normalmente não era um homem de sensibilidade aguçada, acabara de sintonizar com seu sexto sentido; franzia a testa com força, ostentando uma expressão de repulsa e desconforto.
Era evidente que ele não nutria simpatia alguma por aquele lugar.
— Nem mesmo a luz do sol consegue atingir este Rio de Sangue — notei, descobrindo aquela peculiaridade. A sensação a cinco metros de distância do rio era completamente diferente daquela sentida a menos de cinco metros de suas margens. Numa faixa de cinco metros ao redor do rio, não crescia uma única folha de grama nem incidia um único raio de sol.
Não se sabia se aquilo era permanente ou apenas ocasional.
— Pois é, e nem sabemos se será fácil atravessá-lo — disse Xiao Cheng. Era raro ver uma expressão de verdadeiro pavor no rosto de alguém com a personalidade dele.
Engoli a seco de forma instintiva; aquele Rio de Sangue claramente não era algo simples.
— Como poderia ser fácil? — Só de ouvir o nome, o Rio de Sangue evocava uma aura fúnebre, e ao vê-lo de perto parecia a própria estrada para o inferno. Como faríamos para atravessá-lo era um grande problema.
A Cha sugeriu de repente:
— Será que isso não passa de um tigre de papel?
Refleti sobre a hipótese; não era totalmente impossível. Algumas coisas belas eram venenosas, enquanto outras de aparência aterrorizante podiam revelar-se dóceis.
— Se houvesse algo para testarmos, seria ótimo — suspirei, preocupado diante do rio. No momento, a gritaria vinda do colar já me causava dor de cabeça, mas o rio era ainda mais preocupante. Quem saberia o que habitava naquelas águas? Ninguém ousava atravessá-las de sopetão; parecia um lugar implacável, onde apenas quem não temia a morte se arriscaria a passar.
Depois de nos guiar até ali, a donzela divina havia emudecido, alegando estar de mau humor e sem vontade de conversar.
— E se perguntarmos à donzela divina? — sugeriu Xiao Cheng.
Apontei para o colar e, ao ouvir o barulho vindo de dentro, Xiao Cheng preferiu calar-se:
— Finja que não disse nada.
Suspirei, sem saber até quando durariam aquelas birras. Ainda assim, por ser de índole otimista, consolei-ing pensando que, fosse como fosse, já havíamos chegado até ali.
— Vamos descansar um pouco — propôs Xiao Cheng, demonstrando uma vulnerabilidade e um desamparo raros nele.
Junto dele, lancei um olhar para o Rio de Sangue, cuja largura naquele trecho parecia alcançar várias centenas de metros, impedindo-nos de enxergar a margem oposta.
Assim que me sentei de maneira confortável em um canto, ouvi a discussão entre as duas figuras no interior do colar:
— Vocês passaram a viagem inteira tagarelando, não se cansaram ainda?
Naquele momento, cheguei a invejar as duas: bastava-lhes esconderem-se dentro de um objeto para serem transportadas a qualquer lugar.
— Irmão Zhengxin, eu não gosto dessa pessoa, trate de tirá-la daqui — reclamou a estrela de cinema, encolerizada. Embora os golpes recentes não lhe tivessem deixado o rosto dolorido, o orgulho ferido a fazia espumar de raiva.
Afinal de contas, ela fora uma estrela de cinema e sempre dera imensa importância à própria aparência.
— Discutam o quanto quiserem, não vou tomar o partido de nenhuma — respondi. Eu não tencionava envolver-me naquela contenda; nenhuma mulher era fácil de lidar, e conseguir evitá-las já seria a maior das sortes.
— Zhengxin, eu não gosto dessa mulher, vou ficar zangada — insistia a estrela de cinema, chamando pelo meu nome repetidas vezes, incapaz de vencer a discussão por conta própria e buscando um aliado externo.
Peguei o cantil ao meu lado e tomei um gole.
O sol estava forte, mas ao menos descansávamos à sombra de uma árvore, onde soprava uma brisa fresca. Não fosse pelo odor fétido vindo do Rio de Sangue, seria perfeitamente possível tirar um cochilo relaxante.
— Zhengxin! Eu a detesto — tornou a ecoar a voz indignada da estrela de cinema.
— E eu também não gosto de você, sua falsa — retrucou a donzela divina com aversão. Já bastava ser um espírito errante, para ainda ter de aturar aquela mulher a perguntar constantemente se a considerava mais bonita do que ela própria. Ela já vinha se controlando, mas a insistência semelhante ao zumbido de uma mosca esgotara a paciência da donzela divina.
Sem hesitar, a donzela divina desferiu-lhe um golpe:
— Agora o seu rosto está inchado, logo, eu sou a mais bonita.
Para a donzela divina, perder tempo com frivolidades daquela natureza era inferior a buscar a serenidade interior; ela desprezava a postura afetada da estrela de cinema. Se a outra estivesse apenas a exibir-se sozinha, a donzela divina a teria ignorado, mas exigir dela uma validação constante era demais. Após desferir o tapa por pura irritação, passou a declarar repetidamente o quanto a detestava.
Contudo, após aquele tapa, o ambiente acalmou-se, o que fez a donzela divina julgar que o gesto valera a pena.
— Por... por que você me bateu? Fui eu quem chegou primeiro a este lugar! Você é uma recém-chegada que não só usurpa o espaço alheio como ainda age com tamanha falta de educação! — estourou a estrela de cinema, furiosa.
A donzela divina achou ridículo que alguém lhe viesse falar de boas maneiras.
A partir daí, a discussão reiniciou-se de forma acalorada, culminando em debates improváveis sobre se os pães cozidos no vapor eram mais saborosos do que o milho.
Discutiam ardentemente sobre questões daquele tipo.
Eu vinha acompanhando tudo desde o início; o poder combativo das mulheres numa discussão jamais devia ser subestimado.
— Por que você não sai primeiro? — disse eu, sem alternativa, pedindo à estrela de cinema que se retirasse temporariamente. Como a donzela divina dava bofetadas com facilidade, eu não podia simplesmente ofendê-la.
Pelo teor da discussão recente, ficara claro que a donzela divina era obstinada e fria, enquanto a estrela de cinema, embora vaidosa, não chegava a ser intolerável. Além disso, fora a donzela divina quem nos conduzira até o Rio de Sangue, o que fazia dela alguém digno de mérito. Considerando esses dois fatores, fiz a escolha sensata de pedir à estrela de cinema que saísse por um momento.