Capítulo 128: Vai, Anton, vai!
No estádio da Universidade do Sul da Califórnia, hoje havia uma partida amistosa. Como não era uma competição importante, o público não era numeroso, mas os que estavam presentes eram torcedores fiéis, o que mantinha a atmosfera vibrante no estádio.
O jogo já passara da metade do tempo quando Antão, calouro e novato do ano, sentou-se cabisbaixo no banco no canto do time, com uma toalha enrolada na cabeça, ouvindo o treinador ofensivo explicar as posições do tight end e as táticas de bloqueio e desmarcação.
Hoje ele tinha entrado em campo representando a equipe, mas seu desempenho fora péssimo, cometendo vários erros que prejudicaram o ataque do time.
Antão realmente não estava com disposição para prestar atenção nas explicações do treinador; de vez em quando, olhava para trás na esperança de encontrar aquela pessoa — seu pai havia convidado alguém para assistir ao jogo, mas ele acabara se tornando motivo de piada, o que lhe causava grande desconforto.
O treinador ofensivo, um branco de meia-idade com entradas calvas, na verdade tinha grandes expectativas para Antão: o garoto era alto, musculoso, com reflexos atléticos e, principalmente, possuía mãos excelentes para receber passes.
Na visão do treinador, Antão seria o principal tight end do time pelos próximos quatro anos. Contudo, na estreia do amistoso, parecia totalmente desconectado, pulando de um lado para o outro como uma mosca sem cabeça, sem oferecer qualquer ajuda à equipe.
“Oi! Posso conversar com esse garoto?”, perguntou um jovem asiático, carregando uma menina pequena vestindo uniforme, sorrindo ao treinador branco.
Ao ouvir a voz, Antão se levantou animado, gaguejando: “Pr, diretor, quando o senhor chegou? Pensei que estivessem na arquibancada!”
Alvin cumprimentou o treinador branco com um aperto de mão e se apresentou: “Olá, treinador, sou o diretor do colégio de Antão, meu nome é Alvin Ye. Prazer em conhecê-lo!”
O treinador branco franziu a testa e respondeu: “Olá, sou Luke, treinador ofensivo do time. Aqui é a área de descanso dos jogadores, vocês não deveriam estar aqui.”
Antão ficou constrangido, dividido entre o diretor do colégio, que ele mesmo convidara, e o treinador, que tinha sido razoavelmente gentil com ele. Agora, Luke não parecia muito amigável em relação a Alvin, o que o deixou em uma situação desconfortável.
Alvin sorriu, pôs a menina no chão, beijou sua testa e a mandou procurar Stark, que assistia ao jogo à beira do campo. As garotas, desinteressadas no futebol, foram às compras com Pepper. Só Stark e Alvin tinham trazido a menina para ver a partida.
A pequena Ginny, como uma criança crescida, bateu na coxa de Antão, suspirou e virou-se, imitando o grito de incentivo que o treinador Bill sempre usava na escola: “Vai, Antão, vai, Antão!” — pulando enquanto corria até Stark. Brigas eram muito mais interessantes que conversar com um grandalhão bobo!
Stark era bastante conhecido nos Estados Unidos, e claro que o treinador Luke o reconhecia. Pessoas de meia-idade geralmente não são teimosas; pessoas assim costumam ter vidas difíceis. Além disso, este era apenas um jogo amistoso.
Luke sorriu, apertou a mão de Alvin novamente e disse: “Desculpe-me, você sabe...”, encolheu os ombros, como pedindo desculpas pela atitude anterior.
Alvin riu e respondeu: “Deve ter sido minha culpa, mas você tem que perdoar um diretor preocupado com seu aluno, certo? Haha!”
Luke balançou a cabeça sorrindo, agora achava Alvin uma boa pessoa, nada arrogante tentando se aproveitar da influência de Stark.
Bateu nas costas de Antão e disse sorrindo: “Esse é um bom garoto, só não está no seu melhor hoje. Talvez você possa falar com ele; ele está um pouco nervoso.”
Alvin cerrou os lábios, olhou para Antão e falou para Luke: “Não entendo muito de futebol, mas vi os jogos de Antão. Talvez ele não esteja nervoso, mas com medo, e não sei o motivo.
Em nossa escola, os jogadores raramente sentem medo quando enfrentam adversários.”
Virando-se para Antão, continuou: “Você precisa esclarecer seus problemas com seu treinador, não sair por aí batendo de olhos fechados no campo.”
Antão hesitou e disse: “Eu não sei... Antes, eu só recebia a bola e corria para frente. Se derrubasse quem estivesse no caminho, eu era o craque.
Mas agora o treinador quer que eu corra as rotas, faça bloqueios, não cometa faltas!
Tem um cara lá que vive me provocando e não sei como agir.”
Luke franziu a testa: “Você tem medo do defensor adversário? Por quê?” Se um tight end tem medo do oponente, ele não serve para nada!
Antão olhou para Luke, fez um bico e respondeu: “Ele fala demais, tenho medo de não conseguir me controlar e acabar batendo nele. Prometi ao meu pai que ia me comportar e terminar a faculdade com tranquilidade.”
Alvin riu alto e bateu no peito de Antão: “Isso é jogo! Use os ombros e mostre a ele! Faça ele engolir o que fala!
Não me desaponte, Antão, mostre que é homem. Controle seus punhos; isso aqui é futebol americano, o palco dos durões. Acho que, enquanto você não chutar nele onde não deve, não é falta. Confia em mim, dê uma lição nele no campo.”
Apontando para a torcida nas arquibancadas, acrescentou: “Faça como eu disse, eles vão adorar você!”
Antão olhou para Luke, esperando sua resposta.
Luke hesitou, olhou para o campo e para o placar, assentiu com a cabeça e foi conversar com o treinador principal. Pelo jeito que ele gesticulava para Alvin e Stark, parecia que não haveria problema em colocar Antão de volta em campo.
Antão olhou para Alvin, um pouco tímido, e disse: “Obrigado, diretor. Na verdade, eu estou com medo; esse manual de táticas me deixa louco.
Quero ter um bom desempenho, quero viver do futebol, não quero voltar para ajudar meu pai a vender armas, e ele também não quer isso para mim.
O treinador é legal comigo, explica tudo direitinho, mas eu esqueço assim que entro em campo! Não estou acostumado com as táticas de bloqueio e desmarcação; prefiro estar na linha de frente!”
Alvin suspirou; aquele era um garoto vindo da cozinha do inferno, que valorizava o que tinha, mas havia perdido aquela garra desafiadora. Ele nem sequer ousava expressar seus verdadeiros sentimentos ao treinador.
Na verdade, Alvin achava que Antão estava indo bem, pelo menos melhor do que se tivesse roubado a espingarda do pai para enfrentar seu treinador. Na faculdade não existia o castigo do Frank nem a segurança do JJ!
Batendo no ombro de Antão, Alvin sorriu: “Você precisa entender seu valor. Eles te escolheram, até te deram uma bolsa. Você acha que não entendem suas características?
Se tiver algum problema, fale com seu treinador. Eles não gastariam vinte mil dólares por ano com um inútil!
Você está indo bem, aprendeu a respeitar o mundo, só precisa se adaptar às regras aqui. Este não é o inferno da cozinha. Vai em frente, garoto!”
...
Os torcedores da Universidade do Sul da Califórnia notaram uma cena estranha à beira do campo.
Um jovem asiático e uma menina pequena, sempre que o tight end número 88 do seu time recebia a bola, movimentavam os braços como um moinho, correndo ao longo da linha lateral acompanhando o gigante número 88 e gritando: “Vai, Antão, vai, Antão!”
Antão corria alegremente pelo campo. O treinador mudara a tática: ele não precisava mais fazer bloqueios para o running back, só desviar dos defensores adversários e, com seu corpo selvagem de quase dois metros, pular para agarrar os passes do quarterback, empurrar os defensores e correr, derrubando todos os inimigos à sua frente, em uma arrancada implacável.
Em dois lances, Antão marcou dois touchdowns. Quando voltou a campo para receber a bola novamente, o estádio inteiro irrompeu em aplausos, com centenas de torcedores gritando em uníssono:
“Vai, Antão, vai, Antão!”